terça-feira, 18 de setembro de 2018

A importância do saneamento básico

O saneamento básico é uma das primeiras necessidades dos moradores de uma cidade. Quando não há este serviço do coletar esgoto toda a saúde pode sofrer comprometimento. Saneamento é garantia de saúde melhor para uma comunidade.

No Brasil trinta e cinco milhões de pessoas ainda vivem em condições precárias. Numa comunidade onde não há saneamento básico, as crianças ficam mais vulneráveis às infecções que normalmente trazem febres, alergias e consequentemente internamentos.

Investir em saneamento é investir em saúde. Os córregos a céu aberto estão poluídos e contaminados de maneira que nas proximidades deles o ar é irrespirável.

Os governos federal e estaduais, assim como os municipais fala da saúde muitas vezes esquecem que saúde passa por saneamento. Os hospitais lotados de pessoas acometidas das diversas enfermidades trazem em meio a estas muitas outras que se vivessem em locais saneados não passaria por este problema.

Porque é importante o saneamento básico

O saneamento básico está diretamente ligado a água potável e o tratamento do esgota. Dele depende o oxigênio e grande parte da limpeza urbana. É o saneamento ou a falta dele que pode auxiliar na proliferação de agentes transmissores de endemias.

A propagação de doenças é mais acelerada em cidade onde não existe o tratamento de esgoto. A falta do saneamento traz impacto ambiental.

Ainda existem cidades e empresas que despejam os resíduos nos nossos rios e nas águas das quais dependemos para sobrevivência. Numa cidade onde a água é tratada como algo precioso, a incidência de doença é menor. Isso reduz o gasto com despesas na área da saúde.

As febres constantes, as infecções, e as desnutrições em crianças de até dez anos são causadas na maioria das vezes pelas enfermidades provocadas pela falta de saneamento e pela qualidade do ar em cidade que recebem este tipo de tratamento adequado.

Portanto quando o assunto for saúde saiba que para que a saúde possa estar presente é preciso que haja na sua cidade um tratamento com água e esgota. E que o lixo da sua cidade possa estra longe da porta da sua casa. Saneamento é vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário